Fechar Menu
  • Página Inicial
  • Política
  • Eleições 2026
  • Legislativo
  • Paraíba
  • Policial
  • Vale do Piancó
  • Brasil
  • Esportes
  • Minuto Entretê
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Tópicos
Instagram X (Twitter) YouTube Tópicos
Rede Primeiro Minuto
  • Página Inicial
  • Política
  • Eleições 2026
  • Legislativo
  • Paraíba
  • Policial
  • Vale do Piancó
  • Brasil
  • Esportes
  • Minuto Entretê
Rede Primeiro Minuto

Historiador lança livros sobre ´Clássico dos Maiorais’ e ‘Estádio Amigão’ nesta quinta-feira (27)

Rede Primeiro Minuto25 de novembro de 2025
Compartilhe Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? Telegrama Bluesky Tópicos

A história do futebol paraibano contada por quem tem, no sangue, memórias que precisavam ser contadas. Neto do lendário narrador esportivo Joselito Lucena, o professor e historiador Jilton Lucena vem se dedicando a levar para os livros muito do que faz esse esporte ser tão vivido, amado e relembrado no estado da Paraíba.

Já tendo lançado, no primeiro semestre deste ano, a obra “Colosso da Borborema – 50 anos do Estádio Ernani Sátiro – O Amigão” e a história em quadrinhos “Joselito Lucena em Quadrinhos”, o escritor campinense agora se prepara para lançar novos conteúdos. “O Clássico dos Maiorais – 70 anos de memórias, rivalidades e tradição (1955 – 1990)” e os quadrinhos “O Clássico dos Maiorais, uma história em quadrinhos” e “Eu Sou o Amigão, um estádio em quadrinhos”.

Na versão principal, que fala sobre o embate entre Treze e Campinense, Campinense e Treze, Jilton traz relatos, histórias e curiosidades sobre os primeiros 35 anos de rivalidade entre os maiorais da Paraíba. “São 144 páginas de uma verdadeira viagem no tempo, com fotos importantes, depoimentos e muito que justifica a paixão do povo de Campina Grande pelo nosso futebol. Uma mistura entre memórias históricas e jornalísticas”, disse ele.

Já na versão infantil, 12 páginas que, de forma lúdica e ilustrativa, também percorrem traços marcantes da rivalidade entre Galo e Raposa, Raposa e Galo, levando às novas gerações informações de forma leve e divertida. Também em versão de quadrinhos, baseado no livro “Colosso da Borborema”, o “Eu sou o Amigão” conta com 26 páginas onde o Ernani Sátiro se transforma em um personagem que conta sua própria história.

Todas essas obras surgiram com o objetivo de preservar a história do futebol local, resgatando a identidade do povo campinense (e campinagrandense), valorizando também a cultura paraibana. Os novos lançamentos acontecerão nesta quinta-feira (27), às 19h, no Museu dos Três Pandeiros, às margens do Açude Velho. A entrada será aberta ao público.

Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? Telegrama Bluesky Tópicos
Artigo anteriorPrefeitura de Igaracy promove palestra em alusão ao Novembro Azul
Próximo artigo João Azevêdo entrega a segunda parte do Viaduto Luciano Agra e libera o tráfego na área

LEIA TAMBÉM

Prefeito Azif Lemos promove neste sábado caminhada com a presença de Murilo Galdino

28 de agosto de 2026

Walter celebra chegada ao Cruzeiro de Itaporanga e destaca motivação com novo projeto

20 de agosto de 2026

Yuri Ezequiel registra candidatura ao Governo da Paraíba

7 de agosto de 2026
Adicionar um comentário
Deixe uma resposta Cancelar resposta

ENQUETE

O Poeirão terá campeão inédito?

Rede Primeiro Minuto
Instagram X (Twitter) YouTube Tópicos
© 2026 Rede Primeiro Minuto - Todos os direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.