Fechar Menu
  • Página Inicial
  • Política
  • Eleições 2026
  • Legislativo
  • Paraíba
  • Policial
  • Vale do Piancó
  • Brasil
  • Esportes
  • Minuto Entretê
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Tópicos
Instagram X (Twitter) YouTube Tópicos
Rede Primeiro Minuto
  • Página Inicial
  • Política
  • Eleições 2026
  • Legislativo
  • Paraíba
  • Policial
  • Vale do Piancó
  • Brasil
  • Esportes
  • Minuto Entretê
Rede Primeiro Minuto

Pela primeira vez a Paraíba recebe o Festival Regional SESI de Robótica

Rede Primeiro Minuto2 de fevereiro de 2026
Compartilhe Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? Telegrama Bluesky Tópicos

Competição será aberta oficialmente, nesta terça-feira, dia 03/02, às 16h, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, e conta com mais de dois mil inscritos

Considerada uma das mais importantes competições de robótica educacional do país, o Festival Regional SESI de Robótica começa nesta terça-feira, a partir das 16h, na FIEPB, em Campina Grande. A competição já conta com mais de 2 mil pessoas inscritas.

A programação terá a participação de equipes de escolas públicas e particulares da Paraíba e dos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Amapá. O Festival promove as disputas regionais das modalidades FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC) e STEM Racing.

A FIRST LEGO League Challenge (FLL) é voltada para estudantes do ensino fundamental, com idade entre 9 e 15 anos, e tem como foco a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Os times devem ter de dois a dez integrantes, que deverão projetar, construir e programar robôs LEGO® para cumprir missões em uma arena temática. Além disso, os participantes desenvolvem um projeto de inovação baseado no tema da temporada, “Arqueologia”, construindo soluções criativas para desafios enfrentados por arqueólogos e conectando tecnologia, ciência e impacto social.

Já a FIRST Tech Challenge (FTC) é destinada para estudantes com idade entre 14 e 18 anos. A competição tem um nível de desafio mais elevado. As equipes projetam, constroem e programam robôs com estruturas metálicas e controladores Android, enfrentando partidas que exigem estratégia, engenharia de precisão, programação avançada e muita cooperação.

Na STEM RACING estudantes do ensino fundamental e médio assumem o papel de engenheiros e empreendedores. A missão é desenvolver carros de corrida em miniatura, passando por todas as etapas do processo de engenharia: concepção, design, manufatura, testes, marketing e gestão do projeto. Tudo isso em um ambiente dinâmico, que estimula inovação, trabalho em equipe e pensamento estratégico.

O Festival Regional SESI de Educação contará ainda com exibições da FIRST Robotics Competition (FRC), categoria internacional em que são utilizados robôs de grande porte e alta performance, desenvolvidos por estudantes do ensino médio e reconhecidos mundialmente pelo alto nível tecnológico.

“Receber, pela primeira vez, o Festival Regional SESI de Robótica é motivo de grande orgulho para a FIEPB e para todo o Sistema Indústria da Paraíba. A realização do evento em nossa sede reafirma o compromisso da instituição com a inovação, a educação de qualidade e a formação de jovens preparados para os desafios do futuro, além de reafirmar Campina Grande como um polo estratégico de tecnologia, conhecimento e desenvolvimento para o Nordeste”, destacou o presidente da FIEPB e da Associação Nordeste Forte, Cassiano Pereira.

Na sede da FIEPB foi montada uma estrutura com arenas de competição, stands, e terá ainda área gastronômica com diversos food trucks. 

Programação

As atividades do festival têm início com os primeiros rounds que começam na manhã d7esta terça-feira, e seguem no turno da tarde. Já a partir das 16h, haverá a abertura oficial do evento, que será feita pelo presidente da FIEPB e da Associação Nordeste Forte, Cassiano Pereira. Encerrando as atividades do primeiro dia do festival, às 18h30 acontecerá um momento de integração entre os competidores.

Já no dia 4 de fevereiro, as competições serão abertas às 8h. Os vencedores serão conhecidos às 17h, durante a cerimônia de premiação. Os campeões desta etapa garantirão uma vaga no Festival Nacional de Robótica, que ocorrerá em São Paulo, em março deste ano.

As atividades são voltadas para estudantes, programadores, e pessoas interessadas pela área de tecnologia, que para ter acesso as arenas de competições e stands deverão fazer o credenciamento gratuitamente durante o evento. 

O Festival Regional SESI de Robótica também fortalece o novo tempo da FIEPB, marcado pela inovação, pelo fortalecimento da educação, pela tecnologia e pela construção de caminhos que impulsionam o desenvolvimento do estado. 

FIEPB

Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? Telegrama Bluesky Tópicos
Artigo anteriorSalário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda
Próximo artigo Ao lado de Luiz Couto, Ana Cláudia debate prioridades de ações e investimentos para comunidades rurais da região de Solânea

LEIA TAMBÉM

Prefeito Helder Carvalho assina ordem de serviço de R$ 5,5 milhões para nova iluminação em LED em setores de Sousa e São Gonçalo

14 de setembro de 2026

Prefeitura de Campina Grande reforça importância da imunização anual de cães e gatos com mais um Dia D de Vacinação Antirrábica neste sábado

11 de setembro de 2026

Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor participa de evento da OAB-CG em alusão aos 36 anos do CDC

10 de setembro de 2026
Adicionar um comentário
Deixe uma resposta Cancelar resposta

ENQUETE

O Poeirão terá campeão inédito?

Rede Primeiro Minuto
Instagram X (Twitter) YouTube Tópicos
© 2026 Rede Primeiro Minuto - Todos os direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.