Fechar Menu
  • Página Inicial
  • Política
  • Eleições 2026
  • Legislativo
  • Paraíba
  • Policial
  • Vale do Piancó
  • Brasil
  • Esportes
  • Minuto Entretê
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Tópicos
Instagram X (Twitter) YouTube Tópicos
Rede Primeiro Minuto
  • Página Inicial
  • Política
  • Eleições 2026
  • Legislativo
  • Paraíba
  • Policial
  • Vale do Piancó
  • Brasil
  • Esportes
  • Minuto Entretê
Rede Primeiro Minuto

Senado aprova Projeto relatado por Veneziano que garante ajuda de custo para paciente SUS fora de seu município

Rede Primeiro Minuto31 de março de 2026
Compartilhe Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? Telegrama Bluesky Tópicos
Foto: Assessoria

O Senado aprovou Projeto que torna lei o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), programa do SUS que oferece ajuda de custo a pacientes que precisam de atendimento médico em outra cidade por falta de disponibilidade no seu município de origem. Antes de passar pelo Plenário, a matéria foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde também foi aprovada na forma do Relatório do Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). O PL 4.293/2025 segue agora para sanção presidencial.

Segundo Veneziano, a aprovação representa uma garantia de continuidade da política, que já existia no SUS, mas por meio de portarias. O TFD prevê a cobertura de gastos com alimentação, transporte e hospedagem do paciente e um acompanhante, se for preciso. Será necessária a indicação, por médico do SUS, para o tratamento em outra cidade e a autorização do gestor municipal ou estadual de saúde, além da garantia de atendimento no outro município. A ajuda de custo não será concedida para deslocamentos inferiores a 50 km ou entre localidades da mesma região metropolitana.

Ao ser analisado na CAS, o relator Veneziano recomendou a aprovação do texto. “Há a necessidade de tornar o Tratamento Fora de Domicílio uma política de Estado perene, que não pode ser retirada da população, razão pela qual merece estar em lei”, disse o Senador paraibano, ao defender o seu Relatório.

Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? Telegrama Bluesky Tópicos
Artigo anteriorPrefeito Azif Lemos fecha parceria com o Banco do Nordeste para fortalecer economia de Itaporanga
Próximo artigo Termina nesta terça prazo para pagamento de IPTU e TCR em cota única com desconto

LEIA TAMBÉM

Murilo Galdino participa de plenária em Lucena ao lado de lideranças e amigos

17 de setembro de 2026

Cícero entrega Carta-compromisso com a Saúde Pública da Paraíba durante encontro com presidente do Sindicato dos Médicos

17 de setembro de 2026

Crescimento de Flávio Bolsonaro coloca Efraim no centro da reta final da eleição na Paraíba

17 de setembro de 2026
Adicionar um comentário
Deixe uma resposta Cancelar resposta

ENQUETE

O Poeirão terá campeão inédito?

Rede Primeiro Minuto
Instagram X (Twitter) YouTube Tópicos
© 2026 Rede Primeiro Minuto - Todos os direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.