Fechar Menu
  • Página Inicial
  • Política
  • Legislativo
  • Paraíba
  • Policial
  • Vale do Piancó
  • Brasil
  • Esportes
  • Minuto Entretê
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Tópicos
Instagram X (Twitter) YouTube Tópicos
Rede Primeiro Minuto
  • Página Inicial
  • Política
  • Legislativo
  • Paraíba
  • Policial
  • Vale do Piancó
  • Brasil
  • Esportes
  • Minuto Entretê
Rede Primeiro Minuto

Cícero recebe representantes da comissão de aprovados no concurso da educação no Estado e se compromete com nomeação

Rede Primeiro Minuto13 de agosto de 2026
Compartilhe Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? Telegrama Bluesky Tópicos

O candidato ao Governo do Estado Cícero Lucena se reuniu, na manhã desta quinta-feira (13), com representantes da Comissão dos Aprovados do Concurso Público da Secretaria do Estado da Educação da Paraíba de 2005. O emedebista conversou com Amanda Sousa e Victor Santos e ouviu relatos de descaso e descompromisso com a demanda do grupo de nomeação para os cargos para os quais foram aprovados.

Alana apresentou dados de auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado que indicam que a quantidade de contratos temporários na educação estadual extrapolam o limite permitido por Lei. Os números indicam que o Estado mantém cerca de oito mil contratos deste tipo, o que supera o número de aprovados dentro das vagas e no cadastro de reserva.

“E quando eu falo contratos temporários eu coloco até entre aspas, porque o contrato temporário aqui no estado da Paraíba chega a ultrapassar 30 anos de duração. Isso a gente fala e comprova com dados que a Comissão vem levantando desde o ano passado”, afirmou Amanda.

Outra denúncia grave é a de professores contratados sem comprovação da formação adequada para a disciplina. “Nós temos dados oficiais que demonstram isso. Tem professores, por exemplo, formados em letras e pedagogia, que estão administrando aula de biologia.
Temos pessoas formadas, em farmácia, em engenharia, professores que não têm licenciatura e professores que têm licenciatura, mas que em outras áreas”, denunciou.

Amanda ainda relatou a quantidade de denúncias que tem recebido de pais e alunos de todo o estado sobre problemas diversos na Educação. “São situações absurdas, alunos que estão se preparando para o ENEM sem professores, alunos reclamando da qualidade da merenda e outras situações”, listou.

Victor Santos agradeceu a Cícero pela abertura e pelo compromisso. “Não foi isso que encontramos por parte do governador Lucas Ribeiro, que nunca nos recebeu. Me sinto vítima de um estelionato. Pois fui aprovado no concurso e tenho direito de ocupar a vaga. Nós agora depositamos nossa confiança em Cícero pois são mais de 5 mil famílias que dependem disso”, declarou.

Cícero afirmou que os aprovados podem ter certeza de que serão convocados no dia primeiro de janeiro de 2026. “O atual governo descumpriu esse compromisso assumido com vocês desde o ano passado, prorrogou a convocação, dizendo que fará em novembro, mas quem garante que em novembro ele irá fazer isso? Mas nós assumimos esse compromisso de convocar”, afirmou.

Compartilhar. Facebook Twitter O que você acha do WhatsApp? Telegrama Bluesky Tópicos
Artigo anteriorLucas defende maior representação política de sua base para ampliar conquistas da Paraíba
Próximo artigo Secretário do Procon de João Pessoa e primeiro suplente de vereador pelo PSB, Júnior Pires anuncia apoio a João Azevedo ao Senado

LEIA TAMBÉM

Escola municipal de Igaracy ganha reconhecimento nacional com projeto inovador e prefeito Ednailton Sabino celebra protagonismo dos estudantes e o comprometimento dos profissionais da educação

1 de novembro de 2026

Daniella Ribeiro entra no radar de Lula para ministério e PP articula espaço de destaque, revela Metrópoles

1 de novembro de 2026

Aguinaldo Ribeiro destaca crescimento da Paraíba e reforça agenda de desenvolvimento

30 de outubro de 2026
Adicionar um comentário
Deixe uma resposta Cancelar resposta

ENQUETE

O Poeirão terá campeão inédito?

Rede Primeiro Minuto
Instagram X (Twitter) YouTube Tópicos
© 2026 Rede Primeiro Minuto - Todos os direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.